31 maio 2011

O filho

Descobrindo músicas....

O Filho que eu quero ter
Toquinho/ Vinicius de Moraes

É comum a gente sonhar, eu sei, quando vem o entardecer
Pois eu também dei de sonhar um sonho lindo de morrer
Vejo um berço e nele eu me debruçar com o pranto a me correr
E assim chorando acalentar o filho que eu quero ter
Dorme, meu pequenininho, dorme que a noite já vem
Teu pai está muito sozinho de tanto amor que ele tem
De repente eu vejo se transformar num menino igual à mim
Que vem correndo me beijar quando eu chegar lá de onde eu vim
Um menino sempre a me perguntar um porque que não tem fim
Um filho a quem só queira bem e a quem só diga que sim
Dorme menino levado, dorme que a vida já vem
Teu pai está muito cansado de tanta dor que ele tem

Quando a vida enfim me quiser levar pelo tanto que me deu
Sentir-lhe a barba me roçar no derradeiro bei..jo seu
E ao sentir também sua mão vedar meu olhar dos olhos seus
Ouvir-lhe a voz a me embalar num acalanto de adeus
Dorme meu pai sem cuidado, dorme que ao entardecer
Teu filho sonha acordado, com o filho que ele quer Ter.

29 maio 2011

O nome dela é...

Ainda não aprendi a contar o período gestacional, sempre tenho que perguntar, e acabo de ser informado: 5 meses e 15 dias!  Então achamos que já estava na hora de parar de chamar de "Ela". Afinal fica muito impessoal nos referirmos a nossa filhinha o tempo todo desta maneira. Fora que todo mundo pergunta. Confesso que havíamos escolhido o nome faz algum tempo, mas ainda estávamos maturando a ideia, e não o utilizávamos. Por fim hoje estamos fazendo oficialmente a divulgação. A partir de hoje deixamos de conversar com a barriguinha, e passamos a nos comunicar com a nossa  Maria Emília!

Hoje também foi a primeira vez senti com a minha mão a Maria Emília mexer na barriguinha da mamãe. Acho que já é resultado da quantidade de água que a mamãe está tomando. Isso mesmo, bastante água conforme recomendação médica. E nesta semana fará um exame para medir o coraçãozinho da Maria Emília. Na próxima semana mais ultra-som para ver se o líquido aumentou de volume.

Para comemorar nada como uma canção de um grande poeta:

De umbigo a umbiguinho
Toquinho


Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe já pulsava sem querer
O meu pequenino coração,
Que é sempre o primeiro a ser formado
Nesta linda confusão.

Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe já comia pra viver
X salada, bala ou bacalhau.
Vinha tudo pronto e mastigado
No cordão umbilical.

Tanto carinho, quanta atenção.
Colo quentinho, ah! Que tempo bom!
De umbigo a umbiguinho um elo sem fim
Num cordãozinho da mamãe pra mim.

Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe começava a conviver
Com as mais estranhas sensações:
Vontade de comer de madrugada
Marmelada ou camarões.

Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe me virava pra escolher
A mais confortável posição.
São nove meses sem se fazer nada,
Entre água e escuridão.

Tanto carinho, quanta atenção.
Colo quentinho, ah! Que tempo bom!
De umbigo a umbiguinho um elo sem fim
Num cordãozinho da mamãe pra mim.

23 maio 2011

Ultra-som

Ontem logo cedo fui acompanhar a mamãe em mais um ultra-som morfológico.
Não foi o primeiro, mas sempre fico impressionado com o que estss aparelhos são capazes, enxergam tudo. Para isso precisam de um bom piloto, e no nosso caso temos certeza que estamos em boas mãos. A médica que nos atendeu foi a mesma do último exame, muito delicada e atenciosa. Receptiva à nossas dúvidas e receios, nos esclarece sempre que questionamos algo. Gostamos muito dela e ficamos felizes pela coincidência de nos atender novamente. Ela que afirmou que era uma menina na 12ª. semana, e hoje ela reforçou a confirmação: É MENINA, e seguimos felizes. Apesar de poder confirmar que é menina, e de principalmente termos visto que o coraçãozinho está batendo direitinho, os bracinhos, perninhas, cabeça, bexiga e pulmão estão bem e considerados normais para o período, a médica teve dificuldades para visualizar nitidamente tudo. Isto porque ela diagnosticou a falta de líquido, o que faz com que o ultra-som fique mais difícil de atingir as áreas desejadas. Segundo ela isto acontece por falta de ingestão de líquidos, e sugeriu que a mãe passe a tomar mais água durante o dia, pelo menos 2 litros. Já o médico que está cuidando da mãe, por precaução, sugeriu 3 litros. A mamãe já esta cuidando disso. Hoje tem nova consulta, e em 15 dias novos exames.

22 maio 2011

Digna de capa

Você sabe o que Bruna Lombardi, Claudia Schiffer, Regina Duarte, Gabriela Duarte, Cindy Crawford, Dami Moore, Carla Perez, Monica Bellucci, Brooke Shields e Britney Spears entre tantas famosas tem em comum?
Todas já foram capa de revista quando estavam barrigudinhas.







Todas com as barriguinhas bonitas, mas tem uma muito mais bonita que não saiu em capa de revista....

20 maio 2011

Boy or Girl

Confesso que nunca fui muito fã destas disputas de homens contra mulheres, ou meninos contra meninas como era feito na infancia. Sempre gostei de misturar. Para mim desde de criança não me lembro de ter pensado na mulher como um ser inferior ao homem, ou a menina frente ao menino. Quando criança achava as meninas mais falantes extrovertidas, mas depois de adulto não acho que são só as meninas que são assim, mas a mulheres também. Isso sim creio que seja uma característica mais feminina, e não vejo problema algum. Sou heterossexual convicto, e não tenho nada contra a homossexualidade, quem me conhece sabe. Tenho amigos homens e mulheres, com opções sexuais das mais variadas, e vejo cada um de maneira simples, como um ser amigo. Creio que sempre fui assim nas minhas relações de amizade.
Falo tudo isso porque nunca tive um desejo de ser pai de um menino, ou de uma menina, mas de ser pai. Estou muito emocionado por estar passando por isso e muito feliz também, independente do sexo da criança.
Quando descobrimos que estávamos esperando um bebê as pessoas me perguntavam se eu preferia menino ou menina, e quando eu dizia que não importava, e que o era realmente importante era que ia ser pai. Cheguei a ouvir comentários machistas do tipo - No fundo no fundo você quer um menino, né? Afinal não quer passar a ser fornecedor.- Sinto que tenham pessoas que pensem assim, mas tudo depende da vida regressa de cada um. Acho que o que vivi, e com quem convivi me fez ser assim.
Mas mesmo tendo esta forma de pensar, quando soube da gravidez tive por varias vezes a sensação clara de que seria uma menina, e não me pergunte como, porque não sei explicar. Apenas sentia e guardava para mim, mas logo fiz um bilhetinho e guardei para que minha esposa pudesse checar quando soubéssemos através dos exames. E foi o que fizemos, por volta da 12a. semana quando foi feito o segundo ultra-som , e a médica do exame disse por duas vezes que era menina, segurando a mão da mãe me emocionei. Só quando chegamos em casa ela pode ver minha mensagem contendo a minha sensação de que era menina.
Hoje porém, fiz contas e, após ver o vídeo abaixo e ouvir a locução passei a ter dúvidas se a médica do exame poderia ter 100% de certeza mesmo. A narradora diz que o bebê já tem o sexo definido na concepção, mas que por volta da 7a. semana os órgãos genitais começam a se formar no abdomen. Neste estagio meninos e meninas ainda se parecem porque eles derivam de uma mesma estrutura. Depois da 9a. semana os meninos e as meninas começam a ter um desenvolvimento diferenciado, e as imagens do vídeo demonstram bem isso. Mais a diante ela diz que com 22 semanas os órgãos estão completamente formados. E ela afirma no final que para saber exatamente o sexo é necessário esperar até a 17a. semana.
Então os 100% de certeza que a médica nos deu pode ter margem de erro?!? Bom, apesar de já termos falado a todos e termos roupinhas de meninas, não será nenhum problema se descobrirmos nesta segunda feira algo diferente. Continuaremos felizes!

19 maio 2011

Grávida

Tenho 11 sobrinhos e diversos amigos e primos com filhos novos, de até 17 anos, ou seja tenho convivido com muitos bebês nos últimos anos de minha vida. Mas antes das crianças existirem, suas mães estavam grávidas e durante os encontros com elas era natural que os assuntos versassem sobre o que de mais importante estavam vivendo: a gravidez. Nestas ocasiões o assunto varia dependendo do tempo de gestação e do público. Se são mães, as dicas são sempre as mais evidenciadas. Indo desde o nome de um médico, o hospital considerado o melhor, até quarto e roupinhas de bebê. Claro que isso tudo eu escutava passivamente, e não me envolvia nestas conversas. Hoje, quase 5 meses na categoria futuro pai, participo ativamente destas conversas e procuro captar cada detalhe principalmente das dicas.

Mas tem uma coisa que pode ser simples, que sempre se fala nestes petit comités e que não me adaptei ainda, que é a contagem do tempo gestacional. Até 5 meses atrás isso era simples, contava meses. Depois da primeira consulta com o médico que acompanha minha esposa entendi que temos que contar semanas, e que o início deve ser a data da última menstruação. Mesmo assim ainda não podemos dizer ao certo que nosso bebê nascerá em determinada data ou semana ou mesmo mês. Dependerá muito das condições da mãe do tamanho do bebê entre outras coisas.

Em nossas conversas com experts no assunto, as mães nos dão provas de que estes 9 meses são na verdade o limite máximo. Ouvimos até um caso de uma mãe que deu a luz no sexto mês. Muitos de 9 e 8, e também de 7 meses.

Concluimos que temos que estar preparados desde o sétimo mês para recepciona-la, temos então umas 8 semanas para deixar tudo pronto.




18 maio 2011

O nome

Este blog é dedicado a ela, que até
a semana passada era só Ela.
Como chama-la?
Há quem ache que é fácil,
Há quem queira o exclusivo.
Há quem invente um novo,
Há quem siga família e tradição,
Há quem siga a moda e a inovação,
Há quem homenageie o famoso,
Há quem homenageie a si mesmo,
Há quem homenageie a avó ou avô,
A nós a decisão veio apenas porque gostamos.

17 maio 2011

Início

A música que acompanha esta primeira postagem e deu título a este blog foi composta por Jorge Duílio Lima Meneses, ou simplesmente Jorge Ben, e foi sucesso com Wilson Simonal e também com Elis Regina.

Zazueira fala do ser esperado e da ansiedade deste momento, exatamente o que estamos vivendo atualmente. Este ser que ainda esta no ventre já exerce um enorme poder sobre nós.

Como no discurso do personagem de Antonio Fagundes na peça Fragmentos de um Discurso Amoroso , de Ronald Barthes, onde ele ansioso no palco deixa transparecer nítidamente todo o seu desejo de que sua amada chegue logo, demonstrando que "o ser esperado exerce poder sobre quem espera".

Ouça a música, hoje por Wilson Simonal: