01 junho 2011

Álcool na gravidez

Desde que me descobri um futuro papai, fiquei de ouvidos mais atentos a tudo que se refere a gravidez e a bebês. De tudo que tenho ouvido e lido nos últimos meses, um assunto que me chamou especial atenção logo no começo foi o efeito do álcool para grávidas. Lembro de quando adolescente ter visto mulheres grávidas em ocasiões festivas, tomarem uma cervejinha. Depois passei a ver menos, mas forçando a memória me lembro de nos anos 80 ter dividido pelo menos uma mesa de bar com uma gestante, o que na ocasião não era fora do comum. Hoje os médicos sérios não recomendam, e muito pelo contrário, proíbem. E foi assim conosco, ela não pode beber nada. Não somos mesmo de beber, conseguimos abstinência fácil fácil, mas quando soubemos que estávamos esperando um baby, me deu uma vontade de comemorar com com a mamãe com um vinhozinho, mas não rolou não. Depois com familiares e amigos eu até comemorei com bebida alcoólica , mas ela bebeu um suco.

Ontem pesquisando na web, encontrei supostos anúncios com  fotos de modelos grávidas com um copo de cerveja na mão. Na verdade uma cerveja sem álcool, mesmo assim estava claro para mim que estas fotos seriam montagens de mal gosto, afinal quantos sites fazem piadinhas com anúncios fakes de marcas verdadeiras? Muitos. E acabo de ficar surpreso ao saber que realmente foram peças criadas por publicitários de uma grande agência, porém estas peças não teriam sido aprovadas pelo cliente, que se manifesta no  blog da Schin em 2008  e esclarece que o material vazou. O pior é que vários blogs publicaram as fotos como se a marca realmente tivesse publicado tal absurdo.

Ai fui a fundo sobre a cerveja sem álcool, e o que realmente me chamou a atenção foi encontrar publicações que informam que a cerveja sem álcool tem ÁLCOOL. É um teor muito baixo, menos de 0,3%, mas tem. Portanto se existe alguma recomendação médica de cortar o álcool, nada de tomar cerveja sem álcool!

Para quem quiser saber mais, recomendo a leitura do artigo  Efeitos do Álcool em Fetos, que esclarece muito sobre os malefícios da bebida para gestantes.





Nossa casa

Estamos desenhando o quarto de Maria Emília. Encomendamos o guarda-roupa e a comoda lá em Itatiba. Escolhemos o estilo provençal, branquinho com as beiradas levemente descascadas. Optamos por um estilo mais antigo, nada de armário embutido, ou seja, tudo móvel. Não sabemos quando podemos decidir mudar de casa, e queremos levar. Por este motivo procuramos material de boa qualidade. Assim também podemos comprar uma coisinha aqui outra acolá, como no Depósito Santa Fé, onde aproveitamos uma promoção e compramos um criado-mudo. O berço, ganhamos. Ele já foi do André e do Pedrinho, e recentemente foi usado pela Clarinha,  priminha deles, que quando visitava a avó dormia nele. Estou trabalhando nele, quando me sobra tempo. Fazendo uma reforma
na verdade lixando e irei pintar nos próximos dias. A intenção é deixá-lo no mesmo estilo dos outros móveis. Queremos deixar tudo pronto antes do sétimo mês. Caso adiante, Maria Emília já terá seu cantinho. E de certa forma será o nosso maior convite para ela chegar, a final Maria Emília:
A CASA É SUA!



A Casa é Sua
Arnaldo Antunes

Composição : Arnaldo Antunes e Ortinho

Não me falta cadeira
Não me falta sofá
Só falta você sentada na sala
Só falta você estar
Não me falta parede
E nela uma porta pra você entrar
Não me falta tapete
Só falta o seu pé descalço pra pisar
Não me falta cama
Só falta você deitar
Não me falta o sol da manhã
Só falta você acordar
Pras janelas se abrirem pra mim
E o vento brincar no quintal
Embalando as flores do jardim
Balançando as cores no varal
A casa é sua
Por que não chega agora?
Até o teto tá de ponta-cabeça
Porque você demora
A casa é sua
Por que não chega logo?
Nem o prego aguenta mais
O peso desse relógio
Não me falta banheiro, quarto
Abajur, sala de jantar
Não me falta cozinha
Só falta a campainha tocar
Não me falta cachorro
Uivando só porque você não está
Parece até que está pedindo socorro
Como tudo aqui nesse lugar
Não me falta casa
Só falta ela ser um lar
Não me falta o tempo que passa
Só não dá mais para tanto esperar
Para os pássaros voltarem a cantar
E a nuvem desenhar um coração flechado
Para o chão voltar a se deitar
E a chuva batucar no telhado
A casa é sua
Por que não chega agora?
Até o teto tá de ponta-cabeça
Porque você demora
A casa é sua
Por que não chega logo?
Nem o prego aguenta mais
O peso desse relógio