12 junho 2011

Do outro lado


Hoje foi dia de corrida, e infelizmente sem treino e com a garganta ruim não teria condições de fazer os 10 km que estava inscrito. Mas ir até o Jóquei Clube às 7:30 da manhã com este frio todo e desistir de correr seria muito chato. Para não desistir totalmente mudei de categoria, e corri os 5 km.  Coloquei os fones nos ouvidos e fui. Fiz uma corrida tranquila sem grandes esforços, e aproveitei para prestar mais atenção nas letras das músicas. A música que me fez refletir foi Pais e Filhos, do Legião Urbana, mais especificamente a estrofe que diz: você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo, são crianças como você, o que você vai ser quando você crescer?. Em 1989 quando ouvi pela primeira vez esta estrofe, fiquei pensando o quanto isso era verdade, e vesti a carapuça. Me sentia culpado em diversas ocasiões, quando rolavam os arrependimentos momentâneos. Naquela ocasião já não era mais uma criança, tinha 23 anos, e nem pensava em filhos, mas pensava como filho.
Hoje correndo me dei conta que um dia nossa  Maria Emília deverá passar por esta fase, daqui a uns quinze ou vinte e poucos anos. Ai me vi preocupando em como prepara-la para esta vida.
Guimarães, PT- Out 2010
Não sei ainda como, mas quero que ela possa encontrar seu castelo, possa descobrir onde moram suas afinidades, para ser feliz fazendo o que gostar. Para mim a criança deve saber seu potencial desde cedo, e aprimora-lo constantemente, para isso precisará ter oportunidades, e é isso que quero proporcionar. Durante esta última semana ao conversar com o André, falávamos que mais do que melhorar os pontos fracos do ser humano, o importante é saber o que ele faz de bom, e dar subsidios para que um dia o bom se torne ótimo, e que tenha possibilidades de atingir a excelência plena no futuro.  O tempo despendido com tentativas para o que não faz parte de seus "dons" naturais pode custar a felicidade lá na frente. Talvez ainda seja muito cedo para pensar nisso, mas é de cedo que se torce o pepino.