06 junho 2011

Registro

Este final de semana tivemos a visita ilustre de Natália e Heloísa. A mais velha de 7 aninhos nos brindou com suas letrinhas em nosso quadro negro, grafando o nome de nossa filhinha onde antes estávamos somente nós dois.

Coraçãozinho

Desenho de Natália
Sexta-feira foi o dia de ver o coraçãozinho da Maria Emília. Este exame foi sugerido pela médica que fez o último ultra-som morfológico. É um exame importante, e que nem todos médicos pedem e por isso a maioria dos pais não o fazem. Mesmo nos primeiros meses da gravidez é possível diagnosticar algum eventual problema cardíaco no feto, e se necessário, o que possibilita o início de um tratamento adequado ainda durante a gravidez. A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que esse exame seja parte da bateria de exames do pré-natal, para qualquer gestante.

O médico que faz este exame é  um cardiologista. Ele analisa as dimensões do coraçãozinho e se seu funcionamento. Tivemos a felicidade de ter uma médica muito bacana que teve paciência de nos explicar tudo e ainda esclarecer nossas dúvidas. Deu para ver e ouvir os batimentos. Tudo direitinho, como deve estar nesta fase. Esse diagnóstico me deixou tranquilo.

Sabia que este exame era para o coração, mas imaginava poder ver se o líquido aminiótico havia aumentado. A médica esclareceu que não era possível dizer se houve variação ou não,  primeiro porque ela não tinha um parâmetro, e segundo porque a especialidade dela é cárdio. Mas mesmo assim insistimos e ela disse que o volume estava baixo, mas não tinha condições de dar detalhes.

A mamãe segue tomando os 3 a 4 litros por dia de água, e para sabermos se esta rotina esta ajudando temos que esperar o próximo ultra-som na terça-feira, que vai ser um novo morfológico, e vai dar para comparar com o anterior. Neste mesmo dia a mamãe tem consulta com o obstetra. Temos que esperar mesmo.