19 maio 2011

Grávida

Tenho 11 sobrinhos e diversos amigos e primos com filhos novos, de até 17 anos, ou seja tenho convivido com muitos bebês nos últimos anos de minha vida. Mas antes das crianças existirem, suas mães estavam grávidas e durante os encontros com elas era natural que os assuntos versassem sobre o que de mais importante estavam vivendo: a gravidez. Nestas ocasiões o assunto varia dependendo do tempo de gestação e do público. Se são mães, as dicas são sempre as mais evidenciadas. Indo desde o nome de um médico, o hospital considerado o melhor, até quarto e roupinhas de bebê. Claro que isso tudo eu escutava passivamente, e não me envolvia nestas conversas. Hoje, quase 5 meses na categoria futuro pai, participo ativamente destas conversas e procuro captar cada detalhe principalmente das dicas.

Mas tem uma coisa que pode ser simples, que sempre se fala nestes petit comités e que não me adaptei ainda, que é a contagem do tempo gestacional. Até 5 meses atrás isso era simples, contava meses. Depois da primeira consulta com o médico que acompanha minha esposa entendi que temos que contar semanas, e que o início deve ser a data da última menstruação. Mesmo assim ainda não podemos dizer ao certo que nosso bebê nascerá em determinada data ou semana ou mesmo mês. Dependerá muito das condições da mãe do tamanho do bebê entre outras coisas.

Em nossas conversas com experts no assunto, as mães nos dão provas de que estes 9 meses são na verdade o limite máximo. Ouvimos até um caso de uma mãe que deu a luz no sexto mês. Muitos de 9 e 8, e também de 7 meses.

Concluimos que temos que estar preparados desde o sétimo mês para recepciona-la, temos então umas 8 semanas para deixar tudo pronto.