tinham sobre peso. Sempre acreditei que que a boa alimentação desde cedo nos ajuda a evitar doenças naturalmente. Vendo esta matéria ficou mais evidente que antes de nascermos, ou seja, mesmo durante nossa formação dentro da barriga, vale muito a pena que que a mãe se alimente bem. Tão importante quanto se alimentar bem durante a gestação, os bebês devem ser bem alimentados logo que chegam. Isso significa a amamentação deve acontecer, e a mãe deve seguir se cuidando também, afinal para produzir leite de qualidade, deve se alimentar com qualidade. No dia que postei sobre amamentação minha mãe me enviou este texto que gostei muito e compartilho com vocês leitores, da Cláudia, irmã do Fê:
Amamentar por quê?
de Dra. Claudia Ostwald Luz Vilardo - pediatra
Amamentar, porque é bom para a mãe, diminui o sangramento depois do parto, a mãe retorna ao peso mais rapidamente, diminui os riscos dessa mãe desenvolver cancer de mama e de ovário.
Amamentar, porque é bom para o bebê, tem os nutrientes certos para o desenvolvimento físico e intelectual do bebê. Por mais que o homem tente, até hoje não conseguiu nada parecido com o leite materno. Protege contra infecções e alergias. Da segurança ao bebê, ele se torna mais confiante, seguro e amado.
Amamentar, porque é barato, é dado por Deus e não precisa ser comprado.
Amamentar, porque não dá trabalho, já vem na temperatura e quantidade certa.
Amamentar, porque é prático, basta abrir a blusa e abraçar o bebê.
Amamentar, porque é ecológico, não polui a natureza, já que não tem lixo para ser jogado
fora.
Amamentar, porque fortalece o vinculo mãe e filho. É um momento onde há troca de carinho, afeto, compreensão, cumplicidade e amor...
Amamentar, porque previne a violência. Pois onde existe carinho, compreensão e amor, não existe violência.
Será que nós nos tornamos, ao longo dos anos, um povo mais violento porque passamos a amamentar menos? Será que o mundo hoje não está necessitando, justamente, amamentar para ser um mundo melhor?
Por essas e outras razões, amamentar é Preciso.