02 janeiro 2012

Nova rotina

Nestes 49 dias que fiquei afastado do Blog, muita coisa aconteceu, e Maria Emília já é outra. Por ficarmos  muito próximos a ela todos os dias, não conseguimos ter uma noção exata do crescimento do bebê. Mas quando estamos no pediatra e vemos as medidas é que sabemos de fato a quantas anda o desenvolvimento dele. E nestas últimas semanas nós nos deparamos com indícios de sangue nas fezes dela, o que nos levou a uma pediatra especialista  em gastroenterologia, e descobrimos mais sobre nossa filhinha. Entre estas descobertas, a tranquilidade dela foi a que mais me chamou a atenção. Esta tranquilidade ficou evidente quando tivemos que fazer os exames com ela, desde o de fezes e urina, até o ultrassom. Em todos os casos ouvíamos que os bebês choravam muito, e não foi o caso dela, que resmungou um pouco e até chorou, mas nada que não fosse suportável.
O resultado destes exames, e principalmente da avaliação da doutora, é que Maria Emilia tem intolerancia a lactose, e também de alguns alergênicos. O tratamento é tirar da alimentação da mãe o leite e algumas outras substancias. Esta alergia causou a colite, que por sua vez fez surgir o refluxo. Foram receitados dois remédios, e ela não conseguia ingerí-los. Passamos ao terceiro, que também está difícil fazer com que ela ingira, mas seguimos tentando. Com tudo isso, ela perdeu peso, e ficamos em alerta, pois a dificuldade em mamar é aumentada em função do refluxo. Mas ela tem mamado, e por recomendação médica introduzimos em sua  dieta o Neocate, produto sem lactose que complementa a amamentação da mamãe. Estamos no quinto dia, e podemos dizer que ainda não descobrimos a hora que ela está com fome. A ideia é dar a mamadeira nos momentos que a mãe tenha menos leite, e nem sempre ela aceita. Mas o que me deixa mais tranquilo que ela sabe mamar no peito e na mamadeira, e não rejeita um em detrimento do outro.
Na próxima pesagem saberemos como foi o ganho de peso e se voltou para a curva normal de crescimento. Até lá, feliz vou esperando.