21 outubro 2011

Mais leite


As vezes me pergunto, como pode ser assim, se alimentar somente com leite por tanto tempo. Pois estranho mas tenho total consciencia da importancia desta fase da vida. A Organização Mundial da Saúde recomenda fortemente que o leite materno deve ser a única fonte de alimentação nos primeiros meses de vida, e a partir do sexto mes deve-se acrescentar outros alimentos. Mas outra recomendação da OMS é que se amamente até que a criança atinja o segundo ano de vida. Isso é difícil atualmente, olhando a nossa volta, entre nossos conviveres, creio que pouquíssimas mães chegaram a esta fase com seus filhos. Seja por conta do trabalho, seja porque o leite deixou de ser produzido pelo organismo. E é cada vez mais escasso o número de mães que conseguem este feito. Não sei se a Maria Emília vai chegar a esta fase assim, o que posso afirmar agora é que tem mamado com vontade e diversas vezes por dia. Se for for possível as duas conseguirem vai ser ótimo, mas se não, creio que não haverá problema algum também, vamos seguir todas as recomendações da pediatra.

20 outubro 2011

Chupeta

Tenho falado ultimamente sobre os choros da Maria Emília. Pois é, ela segue chorando, mas nada que eu qualificaria como desesperador. Entre uma mamada e outra, principalmente no final do dia ela não tem dormido tão fácil. Não somos a favor da chupeta, mas notamos que em algumas situações apelamos para esta ferramenta. Mas hoje não fico tão incomodado em oferecer esta borrachinha para ela, principalmente porque notei que ela só aceita em alguns momentos, e consegue largar sem trabalho nenhum, então para ela tem funcionado com um calmante, e ajuda a faze-la dormir.
Ontem prestei atenção no som que ela emite com a chupeta na boca, e notei  que é exatamente o mesmo que o da Maggie Simpson.

17 outubro 2011

Meninas e meninos

Hoje notamos que o tamanho RN da fralda da Maria Emília deve ser trocado por P, já começa a ficar justa a fralda para ela. Ainda bem que só comprei 300 RN, e já está quase no final. A próxima compra será a P. Bom, mas não me queixo de trocar fraldas dela não, por enquanto está fácil fácil. Creio que seria mais arriscado se fosse menino é menos arriscado que trocar a fralda de menina.

O que a faz parar de chorar

Estamos vivendo dias em que está difícil fazer Maria Emília dormir a noite. A mamãe está cansada pois a única alternativa para acalma-la tem sido mamar. Creio que os horários de sono dela durante o dia tem sido prolongados, e vamos ter que fazer com que ela fique mais tempo acordada para que esteja cansada a noite, e durma com mais facilidade. Este video mostra o atual interesse de nossa filhinha.

15 outubro 2011

Pensamentos

Hoje senti falta de ouvir alguns colunistas de rádio, afinal depois da chegada da Maria Emília passei a ouvir muito menos este meio. Resolvi então baixar uns podcasts de alguns programas e colunistas das emissoras que costumo ouvir . Entre o material que consegui ouvir encontrei uma reflexão de Salomão Schvarstzman do dia das crianças tendo como base o poema de Vinícios de Moraes. E a reflexão cabe direitinho com o que estamos vivendo agora, e acho que a mamãe da Maria Emília deve concordar com o pensamento do filósofo Ralph Emerson: "Nunca houve criança tão amável a ponto da própria mãe não ficar satisfeita ao conseguir adormecê-la." Agora mesmo tivemos dificuldade em fazê-la dormir, mas quando ela finalmente dormiu, a mamãe foi descansar aliviada. Além de citar este filósofo o colunista, antes de declamar Vinícius, recordou sua mãe que dizia: "Criança pequena, pequenos problemas, criança grande, grandes problemas...". Este pensamento me remeteu ao futuro, e confesso que me preocupei um pouco. Afinal de contas filha de um papai que nunca conseguiu ficar parado, começou a andar cedo, e deu trabalho para os pais na infância, e de uma mamãe que é bastante ativa, mesmo grávida não conseguiu ficar parada, a probabilidade é grande de termos muito trabalho pela frente. Mas nada vai nos desanimar, muito pelo contrário a bonequinha do papai só veio para nos dar alegrias, e estamos preparados para enfrentar as dificuldades que possam surgir. 

 Poema Enjoadinho
 Vinícius de Moraes

Filhos...  Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos?  Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem shampoo
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!


14 outubro 2011

Meu primeiro carro


Por que só menino brinca de carrinho? Por que só menina brinca de boneca?
A Maria Emília já tem o fusquinha dela.

Dormir

Nas duas ou três primeiras semanas vivemos com a Maria Emília uma rotina de mamar e dormir, com já devo ter comentado por aqui. A situação foi mudando com o passar do tempo, e ela passou a chorar mais. O choro no início era apenas um indicador de que ela estava com fome. Na medida que ela passou a mamar mais iniciaram as cólicas, e fazer ela dormir se tornou cada vez mais difícil. Na realidade o difícil é descobrir o porque ela chora e o que fazer para que ela pare. Certa madrugada, pesquisando na internet encontrei um vídeo no qual o pai com o bebê chorando no colo, liga a torneira e o filho para automaticamente de chorar. Achei que fosse uma brincadeira ou uma montagem e não dei muita trela na hora. Porém em uma outra noite, Maria Emília começou a chorar em meu colo, e não sabia mais o que fazer para tentar identificar o que a incomodava. Fui ao banheiro e liguei a torneira. Incrível, não é que o negócio funciona. Desde então pasamos a adotar esta técnica, e ao invés de ligar a torneira, gravei 3 minutos toco quando ela está neste estado. Na maioria das vezes funciona, mas não é sempre. A mamãe descobriu recentemente uma assadura que é a fazia chorar muito, e passou a trocar muitas vezes por dia. Hoje por exemplo, quando cheguei em casa já haviam sido 7 trocas. Melhor assim para que ela melhore. Tirando essa parte das cólicas, além da torneira ligada, a mamãe leu em um livro que o som de aspirador de pó também faz o bebê dormir, não testei ainda. O que descobri hoje é que o barulhinho de chuva também funciona bem. A tradicional voltinha de carro com a criança eu sei que funciona, pois já vi sobrinhos que entram no carro, e antes de virarem a primeira esquina já estavam dormindo. Este comercial usa muito bem esta situação de maneira muito divertida para divulgar a lanchonete.

13 outubro 2011

12 de outubro

Durante os últimos dias li e ouvi as diversas opções de lazer na cidade para o dia da criança, mas a Maria Emília ainda precisa de mais tempo antes de sair de casa e enfrentar aglomerações, seja em lugares abertos ou fechados, afinal ainda tem as vacinas para tomar. Estamos nos privando de alguns eventos até o final do ano porque sabemos o quão importante é protegé-la nesta fase da vida. Além de dia da criança, 12 de outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida, e também aniversário do Andrezinho, nosso querido sobrinho, e da Sheila, Amiga!. Sábado o André vai comemorar seu aniversário em sua nova casa em Jundiaí, e eu gostaria de estar lá, ver a casada árvore que o Dudu fez para eles, e checar onde foram plantadas as sementinhas da Maria Emília. Também a nossa amiguinha Giovana, filhinha da Sheila,  vai comemorar seu terceiro aninho neste sábado, é mais uma que tem que nos perdoar. Mês que vem nossos amigos Helen e Francisco um simpático casal que conhecemos em Madri se casam em Ribeirão. Explicamos para eles nossa situação e creio que entenderam a nossa ausência. Assim como o Douglas vai nos desculpar também porque em dezembro ainda não vai dar para ir no seu casamento. Em compensação com o passar dos anos vamos ter muitos eventos mais para participarmos com ela.


10 outubro 2011

Primeiro Niver

Maria Emília completou seu primeiro mês de vida hoje. Durante estes primeiros 30 dias ela dormiu bastante e mamou bastante. E como é natural ela também chorou.
Nós agradecemos a todos que ligaram ou escreveram parabenizando-nos por esta data.

09 outubro 2011

Voltando

Depois de um longo período sem aparecer por aqui, votei. Desde que comecei o blog, não me recordo de ter ficado tanto tempo sem postar alguma coisa. Pois é, vocês podem imaginar o porquê desta minha ausência. Amanhã a Maria Emília completará seu primeiro mês de vida, e no dia seguinte eu volto a trabalhar, ou seja acabam minhas férias. Férias totalmente dedicadas aos meus dois amores. Foram poucas vezes desde que comecei a trabalhar, o que já faz um bom tempo, que não ficava em casa. Lembro de que muitas vezes quando tirava férias, e viajava no último dia de trabalho, e só voltava de viagem no último dia e ia direto para o escritório. Sempre gostei de viajar. Neste ano minha viagem está sendo outra. Uma grande viagem de descobertas, aprendizados e muitas experiências que vão ficar marcadas. Como nas anteriores, muitas fotos. Acompanhar este início da jornada da Maria Emília é um prazer tão grande, que as vezes me pego olhando para ela dormindo em meus braços, e tenho a confirmação do que muitos dizem: Papai babão! Sei que muitas esperas ainda virão, e que com elas muitas preocupações, mas mais do que preocupações espero muitas felicidades para nós 3. Passaremos por momentos de prazeres e alegrias, outros nem tanto, mas sempre juntos, uma família. 


Há Momentos
Clarice Lispector


Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.


Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.


Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.


As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.


A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.


O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.


A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.