14 janeiro 2012

Canhota?

Faz algum tempo notamos que nossa Maria Emília dá preferência para a mão esquerda. Ela está em uma fase que chupa o polegar antes de dormir ou mesmo durante o sono, sempre o esquerdo. Também é a mão esquerda que usa na maioria das vezes que tenta segurar algo. Sabemos que é cedo ainda, afinal fez 4 meses agora, mas será que já são sinais de que será canhota? Conversando com a Dani, que também é canhota, ela comentou que é ser destro ou não é uma questão genética, ou seja não teria a ver com o hábito. Segundo publicado no Wikipédia, A presença de um controle motor mais fino com a mão esquerda indica um predomínio do hemisfério direito sobre o esquerdo. Essa característica é determinada geneticamente e está associada ao gene LRRTM1, que codifica uma proteína neuronal transmembranar rica em leucina. Portanto se ela realmente for apenas devemos notar, e não tentar modificar seus movimentos. Pesquisando descobri também alguns famosos da atualidade:

Lady Gaga
Cantora
Barack Obama
Presidente dos EUA

Angelina Jolie
Atriz

Beyoncé
Cantora

Marilyn Monroe
Atriz (já falecida)

Ringo e Paul (Beatles)
Músicos

Pelé
ex-jogador de futebol

Kurt Cobain
Cantor (já falecido)

Justin Bieber
Cantor
10º
Bob Dylan
Cantor
Portanto nada impede que Maria Emília seja famosa, enquanto isso feliz vou esperando.

03 janeiro 2012

O que faz você feliz


Desde que descobrimos que Maria Emília chegaria, o tempo foi ficando cada vez mais escasso, e fui deixando aos poucos de me exercitar. Nem lembrava mais o quão importante eram os exercícios físicos para minha saúde. Quanto tinha 18 anos descobri que tinha um escorregamento de vertebras congenito, e que o melhor tratamento era manter a musculatura da região rígida. Desta forma criaria um colete natural que não deixaria a situação piorar. Durante estes anos todos sempre fiz algum esporte sem ser um esportista de verdade. O que mais funciona para mim é a natação, e durante os últimos anos nunca deixei de nadar, correr ou fazer musculação. Nunca tudo ao mesmo tempo. Havia uma época que era mais a natação, depois veio a corrida intercalada com musculação, e nos últimos 8 anos tenho corrido umas 10 provas por ano. Mas 2011 foi diferente, e já em outubro não tinha mais condições de treinar, portanto não participei de provas, pelo menos não correndo 10K. Em novembro apareceu a artrose no quadril do lado esquerdo, o que incomoda e as vezes dói. Procurei ortopedista e estou em tratamento, que incluiu por um tempo remédio, fisioterapia e acupuntura.
Hoje resolvi fazer uma aula de ginástica Postural, que é uma especie de RPG com diversos alongamentos. Achei espetacular para o meu estado. E contei tudo isso porque preciso melhorar logo, Maria Emília está crescendo, hoje tem 5,400 Kg e vai ficar pesada em breve. Quero estar preparado para poder tê-la em meus braços por períodos prolongados. Inclusive, nesta aula de hoje pensei muito nela. A cada esforço que fazia pensava em tudo isso e que tenho que melhorar logo, mas chegou na hora do relaxamento, quando a professora pede para fecharmos os olhos e pensarmos apenas em momentos felizes, eu só via o sorrizinho da minha filhinha, que todos os dias me ve e ri para mim com muita alegria a cada palhaçada que faço. Senti saudades, e pensei: Vou melhorar logo, mas enquanto isso, FELIZ VOU ESPERANDO! Esta campanha do Pão de Açúcar me fez pensar nisso hoje, e de certa forma me deu uma "saudade" do futuro.




02 janeiro 2012

Nova rotina

Nestes 49 dias que fiquei afastado do Blog, muita coisa aconteceu, e Maria Emília já é outra. Por ficarmos  muito próximos a ela todos os dias, não conseguimos ter uma noção exata do crescimento do bebê. Mas quando estamos no pediatra e vemos as medidas é que sabemos de fato a quantas anda o desenvolvimento dele. E nestas últimas semanas nós nos deparamos com indícios de sangue nas fezes dela, o que nos levou a uma pediatra especialista  em gastroenterologia, e descobrimos mais sobre nossa filhinha. Entre estas descobertas, a tranquilidade dela foi a que mais me chamou a atenção. Esta tranquilidade ficou evidente quando tivemos que fazer os exames com ela, desde o de fezes e urina, até o ultrassom. Em todos os casos ouvíamos que os bebês choravam muito, e não foi o caso dela, que resmungou um pouco e até chorou, mas nada que não fosse suportável.
O resultado destes exames, e principalmente da avaliação da doutora, é que Maria Emilia tem intolerancia a lactose, e também de alguns alergênicos. O tratamento é tirar da alimentação da mãe o leite e algumas outras substancias. Esta alergia causou a colite, que por sua vez fez surgir o refluxo. Foram receitados dois remédios, e ela não conseguia ingerí-los. Passamos ao terceiro, que também está difícil fazer com que ela ingira, mas seguimos tentando. Com tudo isso, ela perdeu peso, e ficamos em alerta, pois a dificuldade em mamar é aumentada em função do refluxo. Mas ela tem mamado, e por recomendação médica introduzimos em sua  dieta o Neocate, produto sem lactose que complementa a amamentação da mamãe. Estamos no quinto dia, e podemos dizer que ainda não descobrimos a hora que ela está com fome. A ideia é dar a mamadeira nos momentos que a mãe tenha menos leite, e nem sempre ela aceita. Mas o que me deixa mais tranquilo que ela sabe mamar no peito e na mamadeira, e não rejeita um em detrimento do outro.
Na próxima pesagem saberemos como foi o ganho de peso e se voltou para a curva normal de crescimento. Até lá, feliz vou esperando.

01 janeiro 2012

Feliz Ano novo 2012

Depois de ficar afastado por quase 2 meses, volto a postar. A intenção agora é dedicar algum tempo para ter pelo menos 3 posts por semana. Posso dizer que está é a primeira da semana, e está também é a minha primeira promessa de início de ano.
Este ano Maria Emília completará seu primeiro ano de vida, e eu feliz vou esperando!