01 junho 2011

Álcool na gravidez

Desde que me descobri um futuro papai, fiquei de ouvidos mais atentos a tudo que se refere a gravidez e a bebês. De tudo que tenho ouvido e lido nos últimos meses, um assunto que me chamou especial atenção logo no começo foi o efeito do álcool para grávidas. Lembro de quando adolescente ter visto mulheres grávidas em ocasiões festivas, tomarem uma cervejinha. Depois passei a ver menos, mas forçando a memória me lembro de nos anos 80 ter dividido pelo menos uma mesa de bar com uma gestante, o que na ocasião não era fora do comum. Hoje os médicos sérios não recomendam, e muito pelo contrário, proíbem. E foi assim conosco, ela não pode beber nada. Não somos mesmo de beber, conseguimos abstinência fácil fácil, mas quando soubemos que estávamos esperando um baby, me deu uma vontade de comemorar com com a mamãe com um vinhozinho, mas não rolou não. Depois com familiares e amigos eu até comemorei com bebida alcoólica , mas ela bebeu um suco.

Ontem pesquisando na web, encontrei supostos anúncios com  fotos de modelos grávidas com um copo de cerveja na mão. Na verdade uma cerveja sem álcool, mesmo assim estava claro para mim que estas fotos seriam montagens de mal gosto, afinal quantos sites fazem piadinhas com anúncios fakes de marcas verdadeiras? Muitos. E acabo de ficar surpreso ao saber que realmente foram peças criadas por publicitários de uma grande agência, porém estas peças não teriam sido aprovadas pelo cliente, que se manifesta no  blog da Schin em 2008  e esclarece que o material vazou. O pior é que vários blogs publicaram as fotos como se a marca realmente tivesse publicado tal absurdo.

Ai fui a fundo sobre a cerveja sem álcool, e o que realmente me chamou a atenção foi encontrar publicações que informam que a cerveja sem álcool tem ÁLCOOL. É um teor muito baixo, menos de 0,3%, mas tem. Portanto se existe alguma recomendação médica de cortar o álcool, nada de tomar cerveja sem álcool!

Para quem quiser saber mais, recomendo a leitura do artigo  Efeitos do Álcool em Fetos, que esclarece muito sobre os malefícios da bebida para gestantes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É SEMPRE BEM-VINDO, MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR.